Alberto Sena | Jornal Montes Claros Deseja Viajar? Garantimos os Melhores Preços!
⚠ Aviso Legal: O conteúdo do Jornal Montes Claros é protegido por lei. Reprodução não autorizada infringe direitos autorais. Respeite e compartilhe corretamente!
CLIQUE AQUI - Para receber as notícias do Jornal Montes Claros direto no seu WhatsApp!!!

Alberto Sena

Mortalidade por Covid-19 em UTIs diminui mas pode estagnar

Mortalidade por Covid-19 em UTIs diminui mas pode estagnar

Mortalidade por Covid-19 em UTIs diminui mas pode estagnar A melhora no atendimento hospitalar em geral reduziu o índice de mortalidade nas UTIs em mais de um terço desde os primeiros meses da pandemia, mas esse progresso pode ficar estagnado, aponta um estudo publicado nesta terça-feira pela revista “Anesthesia”.   A mortalidade por Covid-19 em UTIs diminuiu 36% em outubro, …

Leia Mais »

Coluna do Alberto Sena – Vamos pescar no Rio Verde Grande

Alberto Sena

Coluna do Alberto Sena – Vamos pescar no Rio Verde Grande Tinha de dormir cedo para acordar no dia seguinte cedinho porque íamos pescar no Rio Verde Grande, a poucos quilômetros do centro de Montes Claros. Se não me engano, o nome dele era Dezinho, melhor, o apelido. O nome dele mesmo nunca soube. E não será agora que me …

Leia Mais »

Coluna do Alberto Sena – Montes Claros vítima de si mesma

Alberto Sena

Coluna do Alberto Sena – Montes Claros vítima de si mesma . Ano ado tive de fazer a mesma coisa, fui a Montes Claros atender a exigência do INSS “para fazer prova de vida”. Dizer que estou vivinho da Sílvia. A não realização do procedimento “acarretará na suspensão do crédito do benefício”, advertia. Um ano já se ou e continuo …

Leia Mais »

Coluna do Alberto Sena – Grão Mogol: “PEQUISOLOGIA”, surge especialidade nova

Alberto Sena

Coluna do Alberto Sena – Grão Mogol: “PEQUISOLOGIA”,  surge especialidade nova “Pequisologia” é a especialidade de quem se forma “pequisólogo”. Todos nós podemos nos tonar “pequisólogo”. Quem não conhece essa especialidade nova pergunta e respondo alto e em tom bom: pra ser “pequisólogo” o camarada deve saber tudo sobre pequi, o alimento mais rico em vitaminas (em 100 gr de …

Leia Mais »

Coluna do Alberto Sena – Grão Mogol: Presépio Mãos de Deus faz 4 anos

Alberto Sena

Coluna do Alberto Sena – Grão Mogol: Presépio Mãos de Deus faz 4 anos O Presépio Natural Mãos de Deus, de Grão Mogol, completa hoje, 9 de dezembro, quatro anos. Recordo-me do dia em que o construtor da obra, o empresário Lúcio Bemquerer já radicado na cidade ligou dizendo: – “Vem ver a loucura que estou fazendo aqui”. – “O …

Leia Mais »

Coluna do Alberto Sena – Grão Mogol: Ave, Dona Palmira

Alberto Sena

Coluna do Alberto Sena – Grão Mogol: Ave, Dona Palmira irável a performance de Dona Palmira na solenidade de posse da Academia Feminina de Letras de Montes Claros. Além de possuir memória de aliá, demonstrou vitalidade de “moça nos seus 90 anos”, como disse Ivana Ferrante Rebello, doutora em Literatura, em seu comentário no Facebook. Quanta competência para interpretar poema …

Leia Mais »

Coluna do Alberto Sena – Grão Mogol, mundo de aparências

Alberto Sena

Antes, muito antes de ser encontrado no mercado em caixas “tetrapak”, como se dá hoje em dia, podendo durar semanas nas prateleiras dos supermercados, o leite era vendido em latões transportados da roça no lombo de cavalos. O cavaleiro, geralmente um vaqueiro, vendia o leite nas ruas de Montes Claros gritando a plenos pulmões: “Olha o leiiiteirooo…” Ele não tinha …

Leia Mais »

Coluna do Alberto Sena – Presépio de Grão Mogol causa empolgação em Belho Horizonte

Alberto Sena

“Foi um encantamento só” o resultado da apresentação do vídeo sobre o Presépio Natural Mãos de Deus, de Grão Mogol, por parte do seu construtor, o empresário Lúcio Bemquerer, para 15 importantes personalidades influentes de diversos segmentos e principalmente do circuito turístico de Minas Gerais a fim de divulgar a obra. A apresentação, no Clan Glass Business Tower Hotel, ao …

Leia Mais »

Coluna do Alberto Sena – Grão Mogol, reencontro de lembranças

Alberto Sena

Não via Reinaldo Nunes de Oliveira, da Emater-Minas, Reinaldinho chamado, desde a década de 70, quando ele, salvo engano, deixou Montes Claros para estudar Agronomia na Universidade Federal de Viçosa (UFV), Zona da Mata mineira onde vivi pouco tempo. Quando nos conhecemos, no século ado, Montes Claros era cidade tranquila. Podia-se sair a qualquer hora do dia ou da noite …

Leia Mais »

Coluna do Alberto Sena – Papa Francisco desmoraliza o capeta

Alberto Sena

O Papa Francisco ainda será considerado o “Papa dos Séculos”. Depois de tudo já dito por ele e de tanta polêmica levantada, por último, saiu-se com mais esta: não há fogo no inferno. “Ora, bolas”, diria o poeta Mário Quintana. Se não há fogo no inferno, então muda tudo. D’agora pra frente os montesclarinos, que estão ardendo debaixo de um …

Leia Mais »

Coluna do Alberto Sena – Reencontro no Presépio Mãos de Deus

Alberto Sena

O reencontro fora marcado algumas vezes, mas por motivos vários não acontecera. Entretanto, desta vez, nada impediria o reencontro dos dois amigos fraternais de data longa, de quando jovens se estavam definindo na vida profissional, em Montes Claros. Dois dos fundadores da famosa revista Encontro, com Décio Gonçalves e Konstantin, na década de 60. Na época, a cidade seguia celeremente …

Leia Mais »

Coluna do Alberto Sena – Aos sessenta e seis

Alberto Sena

Fazer 66 anos não dói. Tem cor. Mas é indolor. Tem cheiro. Sabor. Perfume. Lume. Mas não dói. Isto eu posso assegurar porque me vejo, aqui, diante de um número 6 olhando para o outro 6. Gêmeos?! Meia/meia. Isto significa dose dupla. Multiplicação. Isto é bom. Acredito. Gostei do número. Posso até brincar com eles. Assim: 6 vezes 6 – …

Leia Mais »

Coluna de Alberto Sena – Pela duplicação da BR-251

Alberto Sena

Nasceu no âmbito do Facebook uma página intitulada “Pela duplicação da BR 251”. Jonas Antunes, de Montes Claros, que dentre outras muitas qualidades é sobrinho de Oswaldo Antunes, dono do lendário O Jornal de Montes Claros, JMC chamado, criou a página e estamos com ele e quem mais interessar possa alimentá-la no Facebook. “Pela duplicação da BR-251”. A ideia é …

Leia Mais »

Coluna de Alberto Sena – Ser Montesclarino é …

Alberto Sena

Ser montesclarino é… Condição para quem nasce em Montes Claros. Mas quem possui título de cidadão honorário também pode se sentir montesclarino. E mesmo quem não possua título e tenha nascido noutro lugar pode se sentir de Montes Claros, se de fato e com sinceridade amar e contribuir para melhorar a vida das gentes desta capital do Norte de Minas. …

Leia Mais »

Coluna de Alberto Sena – Gaiola Onírica

Alberto Sena

Comprei uma gaiola. Quiseram vender-me gaiola dourada, feita de arame. Optei por uma, a mais simples, de bambu trançado. A intenção é engaiolar sonhos dispersos. Daqui pra frente, todo dia, abrirei a portinhola da gaiola. O sonho propenso a se realizar ganhará asas. Liberto voará a fim de se concretizar Imagino: sairão da gaiola os sonhos metamorfoseados em borboletas. Borboletas …

Leia Mais »

Coluna – Um dos mais belos postais de Outrora

foto antiga da Praça Governador Raul Soares, mais conhecida por Praça da Estação Ferroviária

. . Esta foto antiga da Praça Governador Raul Soares, mais conhecida por Praça da Estação Ferroviária, é verdadeiramente um marco para Montes Claros e o Brasil de hoje. A praça era realmente “um dos mais belos postais de outrora”. No tempo em que o meio de transporte predominante era o trem da Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB) …

Leia Mais »

Coluna – Viver não é preciso, recordar também não

Alberto Sena

. . Saudosismo não faz bem à saúde de ninguém. Inútil alimentar saudade do que já foi vivido. Pode virar doença de banzo. Mata. Ademais é viver de ado. Gostoso é recordar. Mas sem o sentimento de saudade porque se era feliz e sabia. Saudade dói, além do mais. Nada a reclamar da vida. Quem conjuga e procura praticar o …

Leia Mais »

Coluna – Recordos de uma foto

Alberto Sena

. . A foto em epígrafe possui grande significado. Traz recordações da década de 60. Montes Claros se revelava pequena para a quantidade de sonhos de muitos nascidos nessa bendita terra. Vivemos nela até os primeiros quatro anos da maioridade, depois de cumprir um ano de “Tiro de Guerra” –  “atirador Sena, número 10, deste TG 87 se apresentando”. Em …

Leia Mais »

Coluna – Abraço a serra do Espinhaço

Alberto Sena

Grão Mogol! Este nome retumba na alma com energia e força de muitas pedras. Cidade histórica inigualável, pacata, bela, calma. Nasceu envolvida no abraço gostoso, abraço protetor, abraço carinhoso da Serra do Espinhaço Grão Mogol! Tantos filhos aqui gerados pelos séculos afora. Uns aqui ficaram. Muitos daqui foram embora. Podemos citar o nome de vários. Mas um a todos representará …

Leia Mais »

Coluna – O poder do apito do trem

Alberto Sena

Fui ler a postagem do JORNAL MONTES CLAROS sobre a intenção da Prefeitura de Montes Claros abrir “a partir de agosto próximo o processo licitatório para converter o galpão da antiga Rede Ferroviária em espaço cultural”  e um turbilhão de lembranças perou-me a cachimônia, coisas de mais de meio século. . Recordei das inúmeras, sim, inúmeras porque foram tantas quantas …

Leia Mais »

Coluna – Montes Claros: No jogo de perde e ganha há 158 anos

Alberto Sena

Recordo-me não como se estivesse acontecendo agora porque vejo tudo semioculto por tênue cortina, mas tenho lembrança de quando Montes Claros comemorou 100 anos. À época o menino tinha sete anos. Estava no início do “1º ano primário”, no Grupo Escolar Gonçalves Chaves. A família morava na Rua São Francisco, quase esquina de Rua Corrêa Machado. Montes Claros era cidade …

Leia Mais »

Coluna – O que fizeram com o estádio João Rabello

Alberto Sena

Quando pai morreu, em 15 de janeiro de 1961, eu tinha 12 anos. Recordo-me bem. Mas não é da morte de pai que pretendo tratar aqui. Mas de pai vivo. . Então, vou reiniciar o texto com outro começo: quando pai estava conosco, era ele o meu melhor amigo. Gostava de sair de mão dada a ele para ir à …

Leia Mais »

Coluna – Grão Mogol; Da distância se enxerga melhor

Alberto Sena

Muitas das vezes é necessário distanciar das coisas para visualizar e entendê-las melhor. Isto vale para uma porção de atribuições no dia a dia. Particularmente, adoto isso no caso de escrever um texto. Não dou por concluído sem antes ler e reler o que faço. Tiro ou acrescento alguma coisa. Dou uma saída e volto ao texto até achar que …

Leia Mais »

Coluna – “Abraço do Espinhaço” para chamar atenção do mundo

Alberto Sena

O empresário grãomogolense Lúcio Bemquerer, o construtor do Presépio Natural Mãos de Deus, o maior do mundo, enxerga Grão Mogol como cidade abençoada abraçada pelas dobras do Maciço do Espinhaço, Serra Geral chamada. A observação dele é também feita por quem vê na formação topográfica do perímetro urbano em meio à geologia “sui generis”, que de Grão Mogol faz um …

Leia Mais »

Coluna – Dia das Mães verdadeiro

Bitaca

Coluna – Dia das Mães verdadeiro As gerações atuais e as que ainda virão precisam saber que o “Dia das Mães”, na sua origem, não tinha a menor cotação comercial. Tudo começou na Grécia antiga, e o registro seguinte vem da Inglaterra, data do início do século XVII. O quarto domingo da Quaresma era dedicado às mães das operárias. Nesse …

Leia Mais »

Coluna – Quatro nomes para uma só rua

Alberto Sena

Coluna – Quatro nomes para uma só rua A Rua Direita é a rua mais bonita de Grão Mogol. Em verdade, ela é uma só, subdividida em mais três nomes. É a mais antiga rua. Ela é a principal e se chama assim desde os primórdios do garimpo que deu origem a essa cidade sob a proteção das serras do …

Leia Mais »

Coluna – Ideia de desnudar fachada dos prédios repercute bem em Montes Claros

Alberto Sena

Coluna – Ideia de desnudar fachada dos prédios repercute bem em Montes Claros O desnudamento da fachada dos prédios do centrão de Montes Claros tem tudo para tornar-se uma realidade. A repercussão da ideia vai ganhando corpo à medida que as pessoas fazem comentários o mais variados. É perceptível a vontade que os montesclarinos têm de se verem livres das …

Leia Mais »

Coluna – Desnudar a fachada dos prédios de Montes Claros

Alberto Sena

Coluna – Desnudar a fachada dos prédios de Montes Claros Eis uma boa ideia. Poderá dar feição nova ao centrão de Montes Claros, desnudar a fachada dos prédios, padronizar ou senão reduzir o tamanho das placas comerciais para a fachada aparecer com toda beleza e esplendor. Eis uma medida com o meu apoio explícito, se é que o meu apoio …

Leia Mais »

Coluna – Montes Claros, no sobrado da Fafil, meio século depois

Alberto Sena

Coluna – Montes Claros, no sobrado da Fafil, meio século depois Havia meio século não entrava neste sobrado da Rua Coronel Celestino, 75 – Centro, Montes Claros. Olhou pelo retrovisor da vida e fez as contas de cabeça. A última vez que aqui esteve o governador de Minas era Magalhães Pinto, em 1965.  Recordou-se disto porque no último ano de …

Leia Mais »

Coluna – Oração a São Francisco

Alberto Sena

São Francisco, meu queridíssimo São Francisco, o senhor que é de Assis e foi o inventor do presépio no ano de 1223, em Greccio, na Itália, para a Humanidade lembrar sempre do nascimento de Jesus Menino, com todo o respeito e devoção imploro a sua intercessão para, juntamente a nós todos que amamos a Mãe Natureza, pedir a Ele, o …

Leia Mais »

Coluna – Pólvora para a revolução de 30

Alberto Sena

Desde criança se ouvia dizer sobre este incidente ocorrido em Montes Claros, que teria contribuído para pôr mais fogo no rastilho de pólvora da chamada Revolução de 30, incidente esse protagonizado por Dona Tiburtina, mulher do dr. João Alves, que dá nome à praça em frente à Escola Estadual Gonçalves Chaves. Foi tempos depois que se soube do que havia …

Leia Mais »

Coluna – Escola Normal

Alberto Sena

As fotos do acervo de dona Maria das Dores Guimarães Gomes postadas no Facebook têm o condão de transportar qualquer pessoa, seja cristão, sacristão, evangélico ou budista, senão o ateu também, ao tempo em que fomos igualmente felizes e tínhamos a certeza de que éramos felizes. Mirem-se nesta foto. É o pátio da Escola Normal Professor Plínio Ribeiro. Quem viveu …

Leia Mais »

Coluna – Foi nesta casa onde tudo começou

Alberto Sena

Enfim, eis a foto do casarão antigo onde funcionou a redação do O Jornal de Montes Claros, na Rua Dr. Santos 103, no Centro da cidade, lá onde é hoje uma agência bancária. Uma coisa é falar da casa onde durante décadas funcionou o JMC ou o Mais Lido, uma escola prática de jornalismo que fez história. Outra coisa e …

Leia Mais »

Coluna – Escola Técnica de Grão Mogol paralisada por falta de verba do Governo de Minas

Alberto Sena

O prefeito de Grão Mogol, Jéferson Figueiredo, se mostrava preocupado com a paralisação das obras da Escola Técnica do Programa Brasil Profissionalizado. A paralisação é geral. Atinge os municípios de Grão Mogol, Monte Azul, Taiobeiras, Espinosa, Janaúba e Joaíma. Empenhado para que as obras sejam retomadas, o prefeito aproveitou para pedir à pró-reitora de Extensão da Universidade Estadual de Montes …

Leia Mais »

Coluna – Linotipo Histórica

Alberto Sena

“Lugar da linotipo já está reservado no museu”, diz Marina A pró-reitora de Extensão da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Marina Ribeiro Queiroz falou-me, com exclusividade, que a linotipo histórica manuseada pelos linotipistas Andrezzo e Milton, além de outros, só não está ainda no Museu Regional de Montes Claros porque a por um processo de limpeza por parte do …

Leia Mais »

Coluna – Grão Mogol: John of Dolla

Alberto Sena

Veio do interior do estabelecimento comercial de “cereais, armarinhos e bebidas” cheiro delicioso de arroz quando o aroma de alho semitorrado exala por todos os quadrantes. O lugar é meio sombrio devido ao teto baixo e o emaranhado de produtos em oferta. Pilhas de caixotes ajudam ainda mais a escurecer o ambiente. João Gomes Alves, de 59 anos, lá no …

Leia Mais »

Coluna – Na esquinha da loja Ramos

Alberto Sena

Esta era – e ainda deve ser – uma esquina bendita em Montes Claros. Rua Presidente Vargas com Rua Simeão Ribeiro, quarteirão fechado. Mas na década de 60, o quarteirão era aberto. Nessa esquina, a vida fervilhava em seus melhores tempos. Era uma arela de moças bonitas e moços nem tanto – com exceção de uma meia dúzia de três …

Leia Mais »

Coluna – Casa da Imprensa de MOC compra a linotipo histórica

Alberto Sena

Só falta a Unimontes fazer a parte dela recebendo a máquina no Museu Regional. A linotipo que corria risco de virar ferro velho está salva. A Casa da Imprensa de Montes Claros, por intermédio da presidente Felicidade Tupinambá, percebeu o perigo de se perder para sempre uma máquina histórica que durante anos foi manuseada pelo linotipista Andrezzo, Anselmo e outros …

Leia Mais »

Coluna – Que os grãomogolenses não percam a audiência do Ibama sobre a SAM

Alberto Sena

É de suma importância a participação de todo grãomogolense a esta audiência pública anunciada pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (Ibama), dia 5 de fevereiro, no Ginásio Quita Benquerer. É possível que muita gente ainda não tenha ideia da dimensão do que significará a chegada a Grão Mogol da SAM – Sul Americana de Metais, controlada por chineses. Não se …

Leia Mais »

Coluna – A nossa tragédia educacional

Alberto Sena

É uma das maiores vergonhas nossas, porque existem outras, mas muitos brasileiros, em vez de irem às ruas ou irem à Brasília e cobrar pessoalmente do Planalto e do Congresso uma atitude que não seja hipócrita, para a Educação brasileira, costuma fazer piada sobre a mediocridade do ensino público brasileiro. A considerar isso piada, é a maior do gênero mau-gosto. …

Leia Mais »

Coluna – Grão Mogol consternada por Haroldo Lívio

Coluna - Grão Mogol consternada por Haroldo Lívio

Consternação. Como prefeito Municipal de Grão Mogol resumo numa só palavra o que nós amigos grãomogolenses de Haroldo Lívio de Oliveira sentimos com o seu amento. Esse sentimento pairou no ar da urbe, eternizada por ele numa expressão simbolicamente cunhada em pedras: “Grão Mogol, Cidade Presépio”. Haroldo Lívio era Cidadão Honorário de Grão Mogol. Um grande amigo apaixonado por esta …

Leia Mais »

Coluna – Haroldo Lívio: Grãomogolense de coração e de olhos azuis

Alberto Sena

A casa do amigo Haroldo Lívio de Oliveira, na Rua Luís Gonçalves, 74, no Centro Histórico de Grão Mogol estava fechada, ontem. Pelo menos era o que parecia. Um dia após o sepultamento dele, em Montes Claros, o silêncio reinante ali dentro combinava com a canícula do meio dia, dando a impressão de que Macondo era aqui, em Grão Mogol. …

Leia Mais »

Coluna – Digo ao INSS que vivo

Alberto Sena

Fui de Grão Mogol a Montes Claros, hoje, numa viagem tipo vapt-vupt, como quem busca fogo, aliás, fogo não, prova de que estou vivo, graças a Deus Nosso Senhor. Fui buscar atendimento numa agência da Caixa Econômica Federal (CEF), como exigia o INSS, “prova de vida”. O aposentado que não fizer isso até o dia 30 corre o risco de …

Leia Mais »

Coluna – Parecenças

Alberto Sena1

Estão dizendo por aí, a boca pequena, que estou com a aparência de quem saiu duma caverna. Se há gente dizendo isso é porque devo estar mesmo parecendo com um daqueles nossos ancestrais armado de porrete que os nossos índios, mais pertos de nós, chamam de tacape. Já me compararam, e o amigo José Versiani foi um deles, ator duma …

Leia Mais »

Coluna – A falta de higiene do homem e da mulher brasileira

Alberto Sena

Com esta que vou contar agora, garanto, vou pegar muito homem com a cueca na mão. E muita mulher com a calcinha na mão também. E é a coisa mais simples do mundo. Muita gente vai ficar de cara, como se diz. O brasileiro costuma bater no peito pra dizer que cuida da higiene de modo geral da melhor maneira …

Leia Mais »

Coluna – Com a reportagem nas veias

Luiz Ribeiro

Era um jovem franzino, pele queimada pelo ardente sol de Montes Claros, de natureza tímida, fala baixa, disto me recordo bem, mas não tive o privilégio do convívio no dia a dia porque me mudei para Belo Horizonte logo que ele começava as incursões no O Jornal de Montes Claros. Mas posso dizer da competência dele, que nasceu profissionalmente pelas …

Leia Mais »

Coluna – Teste de memória

Alberto Sena

Outro dia, Jarbas Oliveira, hoje amigo meu virtualmente, mas no ado, na década de 60, amigo de convivência, em Montes Claros, me enviou uma mensagem “in box” pelo Facebook dizendo ter se encontrado com “um amigo seu” (meu), Josimar Oliveira, que me enviava um abraço. Antes disto, quando Jarbas mandou-me solicitação de amizade, de fato não o reconheci pelo nome …

Leia Mais »
⚠ Aviso Legal: O conteúdo do Jornal Montes Claros é protegido por lei. Reprodução não autorizada infringe direitos autorais. Respeite e compartilhe corretamente!