Deseja Viajar? Garantimos os Melhores Preços!
CLIQUE AQUI - Para receber as notícias do Jornal Montes Claros direto no seu WhatsApp!!!

Documentário lançado no interior de minas mostra a importância de preservar a história
Documentário lançado no interior de minas mostra a importância de preservar a história

Documentário lançado no interior de minas mostra a importância de preservar a história

📲 e o canal do JORNAL MONTES CLAROS no WhatsApp

Os museus são lugares mágicos, que guardam histórias, objetos antigos, lembranças e muita sabedoria.
Lá viajamos pelo tempo, conhecemos culturas diferentes e aprendemos a valorizar o que já foi vivido.
O documentário CASINHA DO GARIMPEIRO mostra toda história envolvida e o sentimento que inspirou a criação do museu.
Nessa casinha tão especial que fica em Grão Mogol (MG), no alto da Serra do Espinhaço, região norte de Minas Gerais, o museu guarda um pouco da história do Garimpo e sua importância para o desenvolvimento cidade, apresentada por “Gê Careca” com tanto carinho.
O documentário mostra a necessidade de se preservar a história e como o Museu pode ampliar o conhecimento sobre o ado, através de gerações.
Para o diretor Alan Lima,”O documentário é uma forma de incentivar o resgate e a preservação da história do Garimpo na cidade. O museu tem um papel fundamental para a preservação da memória, mantendo a história viva e ível. “
Situada no Norte de Minas, no norte Espinhaço, Grão Mogol foi fundado basicamente por garimpeiros que vieram em busca do sonho dos diamantes no período colonial, que teve como base do seu desenvolvimento a exploração do Garimpo de Diamantes, chegando ao seu auge no século XVIII e início do século XIX.
A cidade nos proporciona voltar no ado e nos envolve em exuberante contemplação, seja por suas antigas construções, as suas histórias ou suas belezas naturais.
O museu reúne toda a história do Garimpo que foi tão importante para a cidade, em objetos, lembranças e causos que são ados de geração em geração e hoje estão guardados nessa casinha tão especial.
“No documentário Casinha do Garimpeiro, esse conhecimento é compartilhado através do olhar do seu criador, mostrando o carinho e orgulho com que ele guarda toda essa história, essas lembranças. É um curta metragem que nos faz refletir sobre a importância da preservação da história no território, da valorização da memória e do saber popular como uma forma de resgatar suas raízes. ” – complementa Alan Lima.
O documentário mostra a importância dos Museus na preservação da memória e no compartilhamento do saber com as novas gerações.
Dirigido e produzido por Alan Lima, o documentário foi executado com recursos da Lei Paulo Gustavo, em parceria com o Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais e a Prefeitura Municipal de Grão Mogol.
O documentário é uma produção da Nóiz Entretenimento.
O documentário CASINHA DO GARIMPEIRO está disponível para assistir no canal da produtora no youtube, NÓIZ FILMES.