Deseja Viajar? Garantimos os Melhores Preços!
CLIQUE AQUI - Para receber as notícias do Jornal Montes Claros direto no seu WhatsApp!!!

Estudo aponta altos índices de sintomas de depressão, ansiedade e estresse entre adolescentes em Montes Claros / Credito: Luiz BINICIO DOS REIS
Estudo aponta altos índices de sintomas de depressão, ansiedade e estresse entre adolescentes em Montes Claros / Credito: Luiz BINICIO DOS REIS

Estudo aponta altos índices de sintomas de depressão, ansiedade e estresse entre adolescentes em Montes Claros

📲 e o canal do JORNAL MONTES CLAROS no WhatsApp

Pesquisa com mais de 1.600 adolescentes do ensino médio revela impacto de fatores como gênero, sonolência diurna e jornada escolar nos transtornos emocionais 

Transtornos emocionais como depressão, ansiedade e estresse estão cada vez mais presentes entre adolescentes e têm motivado a busca por atendimento nos serviços de saúde. Diante desse cenário, um estudo realizado em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, investigou os fatores associados a esses quadros psíquicos em estudantes do primeiro ano do ensino médio.

Coordenada pelas pesquisadoras Dra. Rosângela Ramos Veloso Silva e Dra. Orlene Veloso Dias, com participação de uma equipe multiprofissional, o estudo faz parte do projeto ELCAS – Estudo Longitudinal do Comportamento do Adolescente na Atividade Física e Saúde. O ELCAS é um projeto de pesquisa que tem como objetivo avaliar, ao longo do tempo, as mudanças de comportamento dos adolescentes em várias condições de saúde desenvolvido por pesquisadores vinculados aos Programas de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros em parceria com pesquisadores de outras Universidades. O projeto de pesquisa é financiado pela Fapemig. O estudo seguiu as diretrizes da Resolução 466/2012 e foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

A coleta de dados da 1ª etapa da pesquisa (baseline) foi realizada entre abril de 2022 e novembro de 2023, com a participação de 1.616 estudantes. A equipe de coleta de dados foi previamente capacitada para padronizar a abordagem aos adolescentes.

Os resultados do estudo relacionados aos transtornos mentais resultaram na dissertação do mestrando do PPGS Luiz Binicio dos Reis.

Sintomas de depressão, ansiedade e estresse foram avaliados por meio do instrumento “Depression, Anxiety and Stress Scale-21 (DASS-21)”, composta por 21 questões do tipo Likert, distribuídas em três subescalas (depressão, ansiedade e estresse).

Entre os participantes, 50,4% eram do sexo feminino, 59,6% estudavam no turno matutino, 18,1% estavam estudando e trabalhando, e 52,7% dos pais dos adolescentes eram inativos fisicamente. com média de idade de 15,35 anos, autodeclarada parda (59,3%). A escolaridade média dos pais ou responsáveis foi de 3,71 anos.

Os dados revelaram um quadro preocupante: 60,4% apresentaram algum nível de depressão, 62,5% relataram sintomas de ansiedade e 53,7% manifestaram estresse. Foi identificado também no presente estudo que a sonolência diurna excessiva esteve presente em 72% dos participantes, a dependência do uso de smartphone em (54,9%) e 31,2% dos adolescentes consumiam alimentos ultraprocessados. Também foi evidenciado que 34,6 % dos adolescentes eram inativos.

A análise estatística dos dados mostrou que meninas, estudantes em tempo integral e jovens com sonolência diurna têm maior chance de desenvolver sintomas de depressão. A ansiedade também esteve mais presente entre as meninas e estudantes em jornada escolar integral. Já o estresse se associou aos mesmos fatores: sexo feminino, sonolência diurna e ensino em tempo integral.

Os dados reforçam a necessidade de ações preventivas nos ambientes escolares e familiares, com foco na saúde mental dos jovens. É um alerta importante para gestores de educação, saúde e família: a escola precisa ir além do conteúdo didático, servindo também como espaço de acolhimento emocional.  Além disso, a 2ª etapa (seguimento) teve início em setembro de 2024 e encontra-se em andamento. Sendo que está acontecendo uma reavaliação dos mesmos adolescentes avaliados em 2022 para identificar possíveis modificações nos sintomas relacionados aos transtornos mentais.

WhatsApp Image 2025 05 08 at 16.42.24 1

 

WhatsApp Image 2025 05 08 at 16.42.25 1 1

 

 

Mais informações: https://www.nupese.unimontes.br/projeto-elcas/

https://unimontes.br/com-financiamento-da-fapemig-dois-projetos-de-pesquisa-sobre-o-comportamento-dos-adolescentes-na-atividade-fisica-e-saude-sao-objetos-de-investigacao-de-pesquisadores-da-unimontes-em-parceria-com-pe/) e o jornal Gazeta Norte Mineira (https://gazetanm.com.br/fapemig-financia-projetos-para-estudar-o-comportamento-de-adolescentes-em-montes-claros/