Deseja Viajar? Garantimos os Melhores Preços!
CLIQUE AQUI - Para receber as notícias do Jornal Montes Claros direto no seu WhatsApp!!!

Background check - o que é e por que realizar essa prática

Background check: o que é e por que realizar essa prática?

📲 e o canal do JORNAL MONTES CLAROS no WhatsApp

Background check é a checagem dos antecedentes de uma pessoa física ou jurídica com a qual sua empresa pretende iniciar um relacionamento comercial. O principal objetivo é proteger seu negócio de uma série de problemas, a partir da identificação de potenciais riscos vindos desse tipo de parceria.

Para isso, devem ser feitas buscas de dados e informações em plataformas públicas e privadas, por meio das quais é possível verificar a reputação e a idoneidade desse possível parceiro.

Quando se fala em verificação de antecedentes, que é justamente a tradução desse termo, a ideia é realizar um levantamento de todo o histórico da pessoa ou empresa, e isso inclui questões judiciais, fiscais, criminais, financeiras, de crédito, entre outras.

Das vantagens de realizar essa investigação, algumas que valem a pena já citarmos são o aprimoramento da gestão de riscos da sua empresa, a garantia de compliance, mitigação de perdas financeiras, e várias outras.

Todavia, esses benefícios só são alcançados quando o background check é feito corretamente. E como fazer isso? Continue a leitura deste artigo e confira!

O que é background check?

Background check significa verificação de antecedentes, e consiste em levantar históricos de pessoas físicas ou jurídicas antes de iniciar uma relação comercial com elas.

A ideia é recolher o maior número possível de informações sobre esses futuros parceiros, a fim de ter bases confiáveis para mensurar os riscos que esse relacionamento pode gerar para sua empresa.

Trazendo esse conceito para a gestão de fornecedores, essa prática pode ser alinhada a outras, a exemplo da due diligence, Know Your Client (KYC) e Know Your Supplier (KYS). Assim, quanto mais verificações forem feitas, maior a proteção que você entrega para o seu negócio.

Qual a importância do background check?

O background check é importante porque protege sua empresa de diversos riscos que podem comprometer a dinâmica de funcionamento, afetar o crescimento, o sucesso e, até mesmo, em casos mais graves, levar seu negócio à falência.

Para chegar a esse objetivo, a verificação de antecedentes contempla várias frentes. Na lista das principais estão:

  • contratação;
  • redes sociais;
  • identidade;
  • integridade;
  • crédito;
  • financeiro;
  • criminal.

Contratação

Essa verificação é voltada para a análise do histórico e informações de profissionais que estão pleiteando uma vaga de emprego na sua companhia, principalmente para os cargos mais técnicos e estratégicos.

Por exemplo, antes de contratar um gerente de supply chain — função que tem relação direta com os gastos e funcionamento do negócio —, é bem importante analisar questões como antecedentes criminais, existência de processos civis, entre outras semelhantes.

A finalidade é evitar trazer para o seu quadro de funcionários pessoas que podem comprometer a reputação da marca, a exemplo das que estão ligadas a práticas ilícitas, como corrupção e lavagem de dinheiro.

Redes sociais

Também aplicada para o processo de contratação de pessoal, a verificação das redes sociais é uma forma de analisar como o candidato se comporta fora do ambiente corporativo.

Com base nas postagens feitas é possível avaliar comportamentos, condutas, reputação, entre outras características que, se inseridas na empresa, têm potencial para gerar transtornos.

Identidade

Essa verificação é usada para confirmar a identidade de uma pessoa ou empresa. No caso das pessoas físicas, verifica-se documentos como RG e F, a fim de comprovar se realmente pertencem a elas, e se não foram roubados ou clonados.

Na análise de pessoas jurídicas, o objetivo é analisar o status do CNPJ para constatar se a empresa está atuando legalmente ou não, e se há processos vinculados a esse cadastro.

Integridade

No que se refere à verificação de integridade, a ideia é confirmar se a pessoa jurídica realmente atendeu os clientes que diz ter atendido, e o que esses relatam sobre a experiência vivida durante esse relacionamento comercial.

Se o foco for uma pessoa física, a ideia é averiguar se os cargos e funções citados em cadastros e currículos são verdadeiros e se foram mesmo exercidos da forma como ela descreve.

Crédito

A verificação de crédito é aplicável tanto a pessoas físicas quanto às jurídicas. Mas usando o mercado B2B como exemplo, consiste em analisar a capacidade que a empresa tem de honrar com seus compromissos financeiros, incluindo os de curto, médio e longo prazo.

Financeiro

Por falar em compromissos financeiros, a verificação com esse foco tem por objetivo confirmar se a pessoa jurídica não apresenta, por exemplo, risco de falência.

Considerando a formação de uma cadeia de suprimentos, essa condição eleva as chances de sua empresa sofrer desabastecimento.

Já no caso da pessoa física, essa prática está vinculada ao conceito Know Your Customer (KYC), que significa “conheça o seu cliente”. Por esse motivo, deve fazer parte dos processos de companhias que lidam com oferta de crédito, empréstimo e financiamento.

Criminal

A verificação criminal é de suma importância para parcerias comerciais que envolvem a negociação de valores elevados. Dependendo do modelo de negócio, pode ser necessário verificar listas internacionais de sanções e fontes como Polícia Federal, Polícia Civil, Tribunais de Justiça e outros relacionados.

Como fazer background check?

Para fazer background check na sua empresa, algumas práticas que podem ser adotadas são:

  • criar protocolos e processos de verificação, personalizados de acordo com cada frente que será analisada;
  • utilizar apenas bases confiáveis para levantar os dados e informações;
  • alinhar essa prática a leis e normas, a fim de manter sua empresa em compliance;
  • prezar pelo atendimento da LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados ao obter, armazenar e utilizar as informações;
  • usar sistemas que ajudem a realizar as consultas e a gerenciar as informações levantadas, a exemplo de softwares de gestão de fornecedores.

Este artigo foi escrito pela Linkana, a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques!