Deseja Viajar? Garantimos os Melhores Preços!
CLIQUE AQUI - Para receber as notícias do Jornal Montes Claros direto no seu WhatsApp!!!

Montes Claros – Médicos e enfermeiros da maternidade do HUCF recebem capacitação sobre emergências obstétricas

📲 e o canal do JORNAL MONTES CLAROS no WhatsApp

Montes Claros – Médicos e enfermeiros da maternidade do HUCF recebem capacitação sobre emergências obstétricas

Montes Claros – O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), investe na  educação continuada e no  desenvolvimento humano e técnico dos seus servidores. Nesse  contexto, nesta sexta-feira (9/10), foi iniciado no HUCF o curso Also, que visa a capacitação dos médicos e enfermeiros da maternidade do hospital para o atendimento de urgências e emergências obstétricas.

Montes Claros - Médicos e enfermeiros da maternidade do HUCF recebem capacitação sobre emergências obstétricas
Montes Claros – Médicos e enfermeiros da maternidade do HUCF recebem capacitação sobre emergências obstétricas Foto: Ascom HUCF

 

O treinamento prossegue até segunda-feira (12/10), com 25 participantes.  O curso Also (e Avançado de Vida em Obstetrícia) tem como principal objetivo ensinar os procedimentos e técnicas que devem ser usadas nas situações de emergência na maternidade, visando salvar a vida da mãe e do bebê.

A capacitação tem reconhecimento internacional e traz evidências científicas mais recentes sobre as condutas ginecológicas e obstétricas para os profissionais. da maternidade. São ministradas  aulas práticas e teóricas, proporcionando aos servidores a aplicação dos novos conhecimentos e métodos no dia a dia de trabalho e atender a gestante e o bebê  com mais qualidade e humanização.

O treinamento foi viabilizado com incentivos da Rede Cegonha,  programa  voltado para a melhoria do atendimento nas maternidades dos hospitais públicos, credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A superintendente do HUCF, Priscilla Izabella Fonseca Barros de Menezes, salienta que o curso é um investimento na aprimoração do corpo funcional da maternidade do hospital.  “Na instituição, nós acreditamos que investir nos servidores é uma maneira de termos como retorno um atendimento de qualidade e ainda uma melhoria na assistência à saúde mineira ofertada pelo hospital. O servidor é base do atendimento do   HUCF”, afirma a superintendente.
Ela lembra que o Hospital Universitário tem atendimento gratuito, 100% bancado pelo SUS.  “Por isso, precisamos, constantemene, inovar e buscar novos  conhecimentos e métodos de atendimento para que a população nos busque sempre que precisar. Para que isso, aconteça necessitamos investir no servidor”, pontua.

O diretor istrativo do HUCF, Paulo Henrique Machado Ovídio,  ressalta que a capacitação alcança a equipe obstétrica por inteiro e ainda traz novos conhecimentos para os colaboradores, o que possibilita um atendimento de qualidade e excelência. “Esse curso que atinge os médicos e enfermeiros obstetras do hospital e  propicia para esses servidores uma capacitação no atendimento de emergência a gestante, ao parto e ao recém-nascido.  O nosso objetivo é que os nossos servidores estejam sempre preparados e com os conhecimentos aperfeiçoados””, observa.

Theresa Raquel Bethônico, socióloga na maternidade do Hospital Universitário Clemente de Faria, que atende os casos de violência contra mulher e a criança, e organizadora do evento, ressalta a importância do curso. “A capacitação que está sendo desenvolvida com os colaboradores pode impactar na melhoria a assistência ofertada no HUCF, por consequência, atinge diretamente na saúde da população do município e região”, destaca Theresa.

Ana Paola Cruz, que faz residência em Ginecologia Obstetrícia na maternidade do HUCF, também destaca a relevância da capacitação. “Trata-se de uma oportunidade incrível de atualização de conhecimento proporcionada pelo hospital. No evento, temos conhecimentos compartilhados, troca de experiências e aprendizado de novos métodos. Tenho que certeza  que, com esse curso, conseguiremos oferecer uma assistência obstétrica de qualidade e cada vez mais segura”.
Por Beatriz Davino