Deseja Viajar? Garantimos os Melhores Preços!
CLIQUE AQUI - Para receber as notícias do Jornal Montes Claros direto no seu WhatsApp!!!

Núbia Istela
Núbia Istela

Coluna da Núbia Istela – Educação e política

📲 e o canal do JORNAL MONTES CLAROS no WhatsApp

Coluna da Núbia Istela – Educação e política

Educação e política

Quantas vezes você já ouviu alguém dizer que não gosta de política ou não se interessa pelo assunto?

Eu mesma confesso que algumas vezes já disse isso, mas já faz muito tempo, quando eu não tinha noção de nada. O que acontece é que diariamente somos educados a não falar sobre o tema ou a não discuti-lo com argumentos cabíveis.

Aí você me pergunta o que uma coisa tem a ver com a outra, simples, a partir do momento em que tivermos educação de qualidade amos a nos interessar por política, afinal somos seres políticos desde a hora que nos levantamos até a hora em que nos deitamos. Quando dizemos a alguém, seja filho, aluno, irmão, faça isso que será retribuído, já se instaurou ali uma política.

A educação é responsável por diversas esferas dentro da sociedade. Enquanto não a priorizarmos sofreremos mais com a violência, com a corrupção, com a falta de possibilidades e sem esperança de um futuro melhor. A educação salva.

É muito importante para o mundo político, sobretudo para diversos governantes, que não entendamos ou não falemos sobre os rumos do Brasil político, porque assim não interferimos nos mandos e desmandos que acontecem no legislativo, executivo e judiciário.

Quantas vezes você sentiu raiva ou impotência diante dos últimos episódios que aconteceram no país? Incontáveis vezes olhamos para todos os lados e não vimos o que fazer, pois aos poucos e silenciosamente nos tiram a democracia e fazem o que querem sambando em nossas caras sem nenhum pudor.

O Rio de Janeiro é um exemplo claro de que se não começarmos a discutir e  a não aceitar o que acontece na política brasileira, viraremos escombros nas mãos dos que governam essa nação.

Onde a educação entra nessa conversa? Quando paramos para observar o que aconteceu no ado,  e começamos a ler fontes confiáveis, e não somente fake news, e quando,  política, sociologia e filosofia forem assuntos discutidos em sala de aula, teremos cidadãos mais conscientes do mundo. E não somente  alienados que não fazem ideia do que está acontecendo e ainda assim repetindo qualquer coisa que se ouve por aí.

O Brasil é um dos países mais ricos do mundo em reservas naturais, e no entanto somos um país miserável. Em que pessoas am fome.As filas nos hospitais crescem. Falta a boa educação e sobra violência.

A situação é tão critica que vivemos as maiores crises, social, econômica e política da história. Faltam todos esses itens citados acima a tempos e agora devido a maior paralisação dos caminhoneiros nos últimos anos, o presidente da república em um discurso mesquinho, oportunista e fútil ordena intervenção federal alegando que as crianças não podem ficar sem escola, hospitais sem remédios e atendimentos, mas espera aí, isso é uma realidade de muito tempo. E o pior é que muita gente sem noção do que está de fato acontecendo acredita em tanta hipocrisia.

Portanto política e educação andam juntas e no entanto ambos faltam ao nosso lindo país.

Núbia Istela é jornalista, apresentadora dos programas EnCachos, ID, e Entre Vistas, no youtube. Recentemente lançou o livro Meias Verdades pela editora Chiado, é um livro de poesia baseado nas sensações mais profundas desse ser que chamamos de humano. A escritora idealizou a abertura da ONG Sociedade dos Pequenos Leitores, na qual é presidente. Apaixonada por livros dispensa maior parte do seu tempo em práticas literárias, escrita, e alfabetização para crianças. Nascida em Janaúba ao norte de Minas Gerais e moradora do interior paulista, costuma dizer que sua casa é o mundo, que deseja ser sim, cidadã do mundo.

 

Núbia Istela
Núbia Istela